terça-feira, 2 de junho de 2009

Características da água!

A água tem várias características, tais como:

  • Sabor;
  • Cor;
  • Turvação;
  • pH;
  • Acidez/alcalinidade;
  • Condutividade;
  • Oxigénio dissolvido;
  • Dureza;
  • Cloretos;
  • Oxidabilidade.

- Alguns destes parâmetros podem-se analisar em contacto directo com a água e sem análises profundas, como por exemplo o sabor que apenas devemos colocar um pouco de água na boca e sentir o seu sabor(amargo, doce, salgado, etc...).

- Para se analisar a cor da água devemos apenas dirigir-nos ao ponto do estudo e observarmos a água e registarmos se ela é preta, avermelhada, cristalina, verde, etc...

- A turvação é devida a partículas coloidais suspensas e não a sólidos dissolvidos. Esta é medida por comparação da intensidade da luz que passa através da amostra com a intensidade da luz que passa por uma suspensão de uma miligrama de sílica (sobre a forma de diatomite) por um litro de água destilada.

- O pH controla muitas das reacções de natureza biológica e controla também a actividade metabólica de organismos aquáticos, o pH tem efeito também em algumas propriedades químicas, tais como a alcalinidade.

- A alcalinidade dá aos efluentes a capacidade que eles têm para neutralizar ácidos fortes, por exemplo o ácido clorídrico. Esta é idêntica ao número de equivalentes de ácido forte necessários para neutralizar a amostra até ao ponto de equivalência de referência. A acidez é um factor muito importante na água, pois o ser humano além de não gostar de água básica temos que ter um cuidado especial, pois seria descuidado comercializar água com um pH muito baixo. O valor de pH determina-se, por exemplo, com a fita de pH.

- A condutividade está relacionada com a quantidade de iões e sólidos dissolvidos, a condutividade aumenta quando o número de sólidos aumenta também na água, quanto mais pura for uma água menor irá ser a sua condutividade.

- O melhor indicador do grau de poluição da água é o oxigénio dissolvido, pois indica a quantidade de matéria orgânica na água, é também fundamental para preservar a vida na água. À medida que a temperatura aumenta a solubilidade de oxigénio na água vai baixando. Para determinar a quantidade de oxigénio existente na água existem dois métodos:

  • Método de Winkler- Reacção do oxigénio com sulfato de manganês(II).
  • Eléctodos de membranas- O oxigénio dissolvido determina-se através de um eléctrodo com uma membrana permiável ao oxigénio dissolvido.
- A dureza de uma água limita a formação de espumas de sabão, pode levar à formação de crustas em tubos de água nas caldeiras e permutadores de calor, o que implica uma maior resistência de calor. Por uma água ter uma dureza elevada ou não, isso não implica que ela seja tóxica, mas a nível económico isso vai ter implicações como por exemplo, maior consumo de detergentes e menor capacidade de transferir calor.
Analiticamente a dureza da água é expressa em miligramas.

- Os
cloretos estão presentes em praticamente em todas as águas naturais, em concentrações variáveis, em que é a água do mar a que apresenta maior concentração. Estes são sais muito solúveis e atingem as águas naturais de vários modos:
Por exemplo por dissolução dos cloretos da superficíe do solo ou de formações mais profundas. Os cloretos não são prejudiciais para o ser humano, mesmo em concentrações elevadas, apenas causa um sabor a sal que pode ser desagradável.
Podemos determinar a quantidade de cloretos numa água com o método de Mohr.

-A oxidabilidade pode ser determinada com o índice de permanganato, que é uma medida convencional da contaminação de uma amostra de água por matérias orgânicas e inorgânicas oxidáveis. Esta determinação serve para avaliar a qualidade das águas potáveis tratadas, não tratadas e das águas superficiais.